Artigo
Bruna Sant’Anna
RESUMO
A comunicação é uma das formas mais eficientes de estabelecer ligações com os públicos. As organizações devem compreender que as impressões dos seus públicos sobre a marca representam a criação de uma imagem positiva e segura da mesma e que isso só traz benefícios.
É por meio da comunicação que a empresa pode criar sua identidade, facilitando os processos comerciais e permitindo que os públicos se identifiquem com ela. Essa comunicação empresarial é peça chave para que a credibilidade de uma empresa seja alcançada. Nesse contexto, a assessoria de imprensa se torna uma das ferramentas fundamentais para aproximar o público da organização, servindo como ponte entre a informação e a população.
Palavras-chave: Comunicação, organização, assessoria de imprensa
INTRODUÇÃO
Já dizia o saudoso José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha, “Quem não se comunica se trumbica”. Infelizmente, as empresas brasileiras estão aprendendo a duras penas a importância dos canais de comunicação no âmbito organizacional, muitas delas conhecendo seu valor apenas quando surge alguma crise e tem que lidar com a opinião de seus públicos em geral.
Estudos da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) mostram que o mercado de comunicação corporativa vem crescendo ao longo dos anos e movimenta anualmente cerca de R$30 bilhões. Esse expressivo número traduz positivamente o desenvolvimento e expansão dessa área, que tem buscado ser uma das principais peças chave de mudanças dentro das organizações, de forma que elas se aproximem cada vez mais da excelência.
A Comunicação Empresarial como conceito tem apenas 30 anos aqui no Brasil. Segundo Wilson Costa Bueno (2009, p.4), na década de 70 já havia bons trabalhos de relacionamentos com a mídia, mas era muito antecipado imaginar que a Comunicação Empresarial teria o sentido que tem hoje em