Rp e o planejamento: a comunicação em etapas
Por: Anne Elisabete
As principais atividades do RP envolvem o planejamento, com a formação de um plano de comunicação, um programa ou projeto. O plano é a fonte para qualquer ação do profissional, seja promovendo, informando, assessorando, planejando, numa consultoria ou sala de aula. Com o plano de comunicação tem-se o reconhecimento da cultura da organização, seus públicos, falhas, soluções e possíveis instrumentos de comunicação que podem ser utilizados. Há algumas etapas indispensáveis a qualquer plano.
O plano começa na pesquisa, com informações da realidade, avaliando o histórico da organização e aspectos referentes à comunicação. O diagnóstico então é traçado, apontando os pontos fortes e fracos e problemas que precisam ser tratados. O objetivo geral é determinado, assim como objetivos específicos. Metas, estratégias e ações devem ser detalhadas e também os prazos, num cronograma. Por fim o orçamento é importante e mais ainda, o controle dos resultados de acordo com os objetivos do plano. O plano pode ser realizado em diferentes etapas, definindo os resultados de pequeno, médio e longo prazo.
Para a estrutura do projeto, apresenta a finalidade do projeto, descrevendo o objetivo, justificando a importância para a empresa. Os participantes devem ser descritos. É necessário informar sobre o posicionamento do profissional diante da realidade pesquisada e os problemas que devem ser evitados ou solucionados. Esta etapa define quais ações serão tomadas, as quais serão descritas. As datas da programação são importantes, assim como os resultados , que precisam ser avaliados.
Por fim, é necessário sempre o profissional estar em retroalimentação com o ambiente interno e externo da organização, verificando se o setor de comunicação está bem ou precisa de mudanças. Um clima organizacional em harmonia traz melhor produtividade para todos. A comunicação é algo muito poderoso com relação à informação. Suas conseqüências podem ser