rp_governamental
1061 palavras
5 páginas
Portal RP-Bahia www.rp-bahia.com.br RELAÇÕES PÚBLICAS GOVERNAMENTAISMarcello Chamusca
Márcia Carvalhal
CONCEITO
As Relações Públicas governamentais se referem ao gerenciamento das redes de comunicação formais inseridas nas organizações públicas, em todos os âmbitos, federal, estadual e municipal, e que têm como tarefa, difundir junto à opinião pública, questões ou temas significativos que ocorrem na esfera governamental – visando o conhecimento e a participação do cidadão além de criar estratégias para soluções de conflitos dos seus públicos internos (funcionalismo públicos) e externos (população). Seu traço distintivo é a persuasão, principalmente através de mecanismos de propaganda ideológica.
CARACTERÍSTICAS
É basicamente usada para divulgação, usa sempre a persuasão para reafirmar questões ideológicas e no Brasil tem uma característica peculiar, ou seja, são exercidas apenas suas funções operacionais de cerimonial e eventos principalmente no Poder Legislativo.
FUNÇÕES
A moderna democracia exige um trabalho de RP que produza um efeito real, positivo, de participação popular. O desinteresse e falta de informação do cidadão são grandes adversários.
Desta forma, o primeiro trabalho dos praticantes dos RP Governamentais é informar, mantendo assim cidadão participativos e integrados na sociedade. Na Primeira Assembléia Mundial de
Associações de Relações Públicas, realizada no México em 1978, estabeleceu-se que de acordo com os antecedentes históricos e a realidade atual das Relações Públicas, a principal meta das atividades governamentais seria a de conseguir o apoio popular. As ações planejadas proporcionariam a integração e o diálogo entre governantes e governados com a finalidade de alcançar a participação em função de um bem comum. Segundo Torquato do Rego, as Relações
Públicas Governamentais têm como função primordial “levar à opinião pública fatos de significação ocorridos na esfera governamental”.
1
Portal RP-Bahia