Comunicação midiática
MATÉRIA: COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA
DISCENTE: LARA DO NASCIMENTO GÓES 20101019076
O texto do Marshall Berman intitulado “Tudo que é solido desmancha no ar” possui em todo seu conteúdo uma visão negativa do modernismo.O texto define como modernismo “qualquer tentativa feita por mulheres e homens modernos no sentido de se tornarem não apenas objetos mas também sujeitos da modernização, de apreenderem o mundo moderno e de se sentirem em casa com ele”. O modernismo poderia então segundo o texto ser dividido em três fases “Na primeira fase, do início do século XVI até o fim do século XVIII, as pessoas estão apenas começando a experimentar a vida moderna;mal fazem idéia do que as atingiu. Elas tateiam, desesperadamente mas em estado de semicegueira, no encalço de um vocabulário adequado; tem pouco ou nenhum senso de um público ou comunidade moderna” essa citação tem uma ligação direta com o filme Blindness.
No filme, que se passa em uma cidade grande que não foi citada o nome, um homem japones em meio ao trânsito subitamente perde sua visão. E ele apenas vê um imenso branco. Na sequência todas as pessoas que tiveram contato com o primeiro cego começam também a ser atingidas por essa cegueira sem razão. A situação se espalha por toda a cidade, onde o governo trata a cegueira como um tipo de epidemia e começa a colocar as pessoas afetadas em quarentena em uma “instituição” que é vigiada por guardas.
As pessos do filme não são tratadas por nomes, não existe hierarquia, meios de produção e capitalismo que seriam então as grandes características do “modernismo”, há um imenso colapso daquilo que seria o "normal".Apenas uma pessoa no filme não fica cega, porém durante a maior parte do filme ela finge que tem também a cegueira, para que possa ficar perto do marido. Após a situação se tornar caótica com a superlotação do local onde os “cegos” estão sendo mantidos, as pessoas (no filme, da ala 3) começam a reproduzir tudo