A COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA E A MANIPULAÇÃO DA MASSA
ANA MARIA MONTEIRO DA GAMA*
MARIA FRANCIONE DOS SANTOS SOUSA*
RESUMO
Este texto pretende analisar a comunicação midiática do ponto de vista crítico. A evolução da informação através dos meios de comunicação, o poder que a mídia causa na população. Tomamos por base o estudo de filósofos que descobriu na comunicação midiática uma forma de manobrar a massa de acordo com seus próprios interesses. Optamos por uma abordagem qualitativa, onde se realizou uma pesquisa bibliográfica. Como resultado observou-se que a comunicação midiática, como nos primórdios mexe com o psicológico das pessoas, forma opiniões principalmente nos seres humanos que não possuem o senso crítico, o qual filtra as informações que nos interessam.
Palavras-chave: Manipulação. Comunicação. Mídia.
RESUMEN
En este trabajo pretendese analizar los medios de comunicación del punto de vista crítico. La evolución de la información a por los medios de comunicación, el poder que los medios de comunicación tienen en la población. Se basa en el estudio de los filósofos que encontraron un camino en los medios de comunicación para manejar la masa de acuerdo a sus propios intereses. Hemos elegido un enfoque cualitativo, donde se realizó una investigación bibliográfica. Como resultado se observó que los medios de comunicación en los primeros días de desorden psicológico con las opiniones de las personas forman principalmente en los seres humanos que carecen de sentido crítico, que filtra la información que nos preocupan.
Palabras clave: Manejo. Comunicación. Medios de Comunicación.
1 INTRODUÇÃO
Neste artigo iniciaremos uma discussão sobre a comunicação de massa, a qual direciona o pensamento das pessoas, onde esta é usada como formadora de opiniões, pelos poderosos da época. Apresentaremos teorias que salientam que a mídia na informação pode manipular a população.
_______________________________
*Acadêmicas do Curso de