ARTIGO CIENCIAS SOCIAIS
1.... Introdução
2....Sociedade Midiática
3.... a evolução dos meios de comunicação
4....cultura midiática
5....conclusão
6....referencias
INTRODUÇÃO
Este artigo tem como proposta apresentar o nosso conhecimento sobre a sociedade midiática, a sua importância e as suas conseqüências. Vamos demonstrar a modificação da sociedade perante a mídia e suas organizações que hoje atuam como meios de fomento para o consumo. Hoje em dia temos novos meios de comunicação que evoluem rapidamente, mas sempre focada em impulsionar o consumo, ate mesmo como forma de acelerar o desenvolvimento econômico aquecendo o comercio com um consumo sem parâmetros, ou seja, consumir por impulso e não um consumo racional.
Nem sempre foi assim, na sociedade contemporânea podemos observar que as mídias, mesmo que escassas e precárias buscavam a proliferação da cultura e da comunicação seja através de meios religiosos ou por meio do cultivo da historia de seu país e seus antepassados.
SOCIEDADE MIDIÁTICA
Na sociedade midiática, a mídia é o principal veiculo de publicidade assumindo o controle enunciativo, influenciando seus consumidores ou telespectadores de forma estratégica indicando valores sociais. Influenciando de tal forma a ditar um estilo de sociedade ao seu modo criando valores que são comuns na sociedade atual.
Rodrigues (1990) “Ao tecido social em que os meios de comunicação assumem posição de centralidade dá-se o nome de sociedade midiática ou sociedade dos meios”
Com o processo de comunicação seja ele moderno ou contemporâneo ele será o responsável pelos valores transmitidos como modelo de valores “ideais” para a sociedade em geral. Criando assim um modelo, seja ele carismático, consumista ou cultural.
E natural observarmos que a evolução da sociedade e ditado através da evolução e modernização dos meios de comunicação, temos como exemplos a invenção da televisão e a invenção da internet.
Hoje em dia o acesso a informação e constante e a