Comunicação Jurídica
COMUNICAÇÃO JURÍDICA
Um bom advogado não é o que fala mais difícil, e sim o que sabe falar a coisa certa na hora certa. ( trabalhar as linguagens em níveis diferentes)
Falar o mais correto possível.
COMUNICAÇÃO: é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos (reconhecer o sistemas que nós criamos o português) como suporte para este fim, ou seja, que proporciona a interação (ação entre as pessoas) entre os interlocutores, efetuando uma troca informacional. (MEDEIROS & TOMASI, 2008) –* não há comunicação sem troca de informações. Para que haja comunicação é necessário escrever um texto com o interlocutor entenda, da forma que você quer que ele entenda.
*pontuação dupla (?!, !? e etc): Considerar só a ultima.
COMUNICAÇÃO VERBAL E COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
Comunicação verbal:
Comunicação não verbal (toda e qualquer tipo de comunicação que não depende de texto)
Discurso visual:
Linguagem corporal (transpiração, palidez, movimentos das pálpebras; desvio do olhar/ olhar persistente; código de cultura que interfere nos usos e costumes de uma sociedade).
Linguagem do vestuário (toga, terno, vestuário para a ocasião específica).
Linguagem do silêncio (Aceitação tácita, uma aceitação que não se discute; Ratificação tácita, reafirmação que não se discute) *tácita= precisa, que não se pode discutir.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Remetente ou emissor – quem deseja comunicar-se, enviando determinada mensagem a alguém.
Destinatário ou receptor – a quem a mensagem se destina
Mensagem – a(s) informação (ões) transmitida(s)
Referente ou contexto – assunto da mensagem
Canal – meio material, suporte físico que transporta a mensagem
Código – sistema de elementos linguísticos selecionados e de regras para combiná-los, conhecido tanto pelo emissor quanto pelo receptor.
09/05/2014
Episódio de Lie to Me.