COMUNICAÇÃO JURÍDICA
LUÍS RICARDO DA SILVA SANTOS
COMUNICAÇÃO E SEUS ELEMENTOS ESSENCIAS
Trabalho solicitado pelo Professor Fabrício, como requisito para obtenção da nota do 1° bimestre do 2° semestre de 2012.
Manaus
2012
1
Atualmente, a comunicação estende-se a diversas áreas da sociedade, sem a qual, à própria vida seria impossível. Comunicar e receber comunicação são os que permitem a convivência entre os seres humanos, a socialização, e fazer cultura. A experiência dos sistemas nervosos alheios é tão importante que a sociedade humana é o resultado da integração desses sistemas, através da comunicação. A comunicação confunde-se com nossa própria vida, estamos a todo tempo nos comunicando, seja através da fala, da escrita, de gestos, de um sorriso e até mesmo através do manuseio de documentos, jornais e revistas.
A comunicação ultrapassa o plano histórico, vai além do temporal; por isso, assistiu razão ao poeta latino Horácio dizer que ele não morreria de todo e a melhor parte de ser subsistiria à morte. Porque o homem é um ser político, a comunicação só pode ser um ato político, uma prática social é que se assentam as raízes do Direito, conjunto de normas reguladoras da vida social. Sendo o objetivo desta sucinta redação, esclarecer sobre os conceitos de comunicação e os elementos essências que a compõem.
Como primeira abordagem do conceito de comunicação, pode-se começar pela sua etimologia. Segundo Gustavo Matos (2009, p. XXVII), a palavra comunicação é originária do latim “communicare”, que significa tornar comum, partilhar, repartir, associar, trocar, opiniões, conferenciar, que é algo que fazemos a todo instante, seja no ambiente profissional, seja com os amigos, com a família, pela internet, pelo telefone, por carta etc.
Portanto, a comunicação é um fenömeno inerente à relação que os seres vivos mantêm quando se encontram em grupo. Através da comunicação, as pessoas ou os animais obtêm notícias e informações sobre o