Física - Dinamometro
Aprender o que é um dinamômetro.
Aprender a calibrar um dinamômetro.
Aprender a realizar medidas com um dinamômetro.
Aprender a interpretar um dinamômetro.
Aprender a ter postura correta ao utilizar um dinamômetro.
Materiais:
Dinamômetro de 2,0N (newtons)
Bloco de madeira de volume: 1,44 x 10 -4 m 3
Régua milimétrica de 30 centímetros
Teoria:
Um corpo de peso P, colocado na extremidade de uma mola vertical provoca uma deformação. Com pesos conhecidos, devemos calibrar convenientemente as deformações da mola e construir um aparelho para medir forças. Esse aparelho se chama dinamômetro ( dínamo = força; metro = medida).
Considerando uma mola vertical presa em sua extremidade superior e aplicando uma força ‘F’ na extremidade inferior da mola, esta sofre a deformação ‘X’, que é chamada de força elástica. Uma vez retirada a força ‘F’, a mola retorna a mesma posição.
Em regime de deformação elástica a força é proporcional à deformação. Se ‘F’ é proporcional a X, podemos escrever: F = kx (lei das transformações elásticas ou lei de hooke) onde K é uma constante de proporcionalidade característica da mola (k, no SI, é N/m).
Analogamente, um corpo de 49 N em um local em que a gravidade (g) = 9,8m/s² tem massa igual a: P = m.g .: M = p/g = 49/9,8 = 5kg, portanto, a diferença entre massa e peso é que a primeira é uma grandeza escalar, enquanto que peso é uma grandeza vetorial, tendo uma direção (vertical) e um sentido (para baixo). O Newton (N) é uma unidade para medir peso, pois peso é força.
Referência Bibliográfica:
Os fundamentos da Física, Ramalho et al. Volume 1, Mecânica. Pág 180 e 181. Editora Moderna, SP.
Desenvolvimento:
Com o dinamômetro em mãos, deve-se calibrar o mesmo e em seguida pegá-lo pela extremidade superior, colocá-lo no nível dos olhos, com o cotovelo em ângulo de 90°. Em seguida, pegar o bloco de madeira e com uma régua milimétrica de 30 cm, medir sua base, sua altura e seu comprimento e assim, chega ao volume de