Comunicação interpessoal
[pic]
1- Processo de comunicação e perfis comunicacionais A Comunicação Interpessoal é uma forma de comunicação que poderá decorrer entre uma ou várias pessoas, sendo, o seu principal objectivo a troca e a assimilação de informações.
1.1- Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação - Emissor / Receptor O processo de comunicação prevê, obrigatoriamente, a existência mínima de um emissor e de um receptor.
Em teoria da informação o emissor é um dos protagonistas do ato da comunicação. Este, em dado momento, emite uma mensagem para um receptor ou destinatário. O emissor normalmente antes de enviar ou até mesmo produzir a mensagem, procura descobrir qual o nível de conhecimento do receptor, o seu nível cultural, a sua instrução, em outras palavras, descobrir o repertório dos receptores da mensagem.
O receptor é o alvo da comunicação. É o indivíduo ou audiência que recebe e descodifica a mensagem. Constitui o elo mais importante do processo, pois se a mensagem não atingir o receptor, de nada serviu enviá-la.
- Canal O canal é o condutor da mensagem, o meio que permite a circulação da informação enviada pelo emissor. As informações são recebidas através dos diversos canais (tais como comunicação falada ou escrita).
1. VERBAL A comunicação verbal é o modo de comunicação mais familiar e mais frequentemente usado. Divide-se em:
A) VERBAL-ORAL Refere-se a esforços de comunicação tais como dar instruções a um colega, entrevistar um candidato a um emprego, informar alguma coisa a alguém, e assim por diante.).
B) VERBAL-ESCRITA Refere-se a memorandos, relatórios por escrito, normas e procedimentos.
2. SIMBÓLICA As pessoas cercam-se de vários símbolos, os quais podem comunicar muito a outras pessoas. O lugar que moramos, as roupas que usamos, o carro que dirigimos, a decoração do escritório e outras coisas mais