Comunicação interpessoal
Docente: Ângelo Vicente
A Comunicação Interpessoal possui determinadas características que passarei a explicar de seguida. E, para complementá-las, temos ainda os axiomas da comunicação. Caracteriza-se por ser um processo dinâmico na medida em que é um processo contínuo ou permanente que se encontra num estado de constante fluxo. Os componentes interagem de forma contínua num sistema de causa/efeito, ou seja, interagindo. Outra das características é o facto de ser irrepetível e irreversível, ou seja, cada contacto interpessoal é único. Nunca aconteceu, nem acontecerá, de igual forma. É adquirível, o que nos permitir aprender de que forma, inconscientemente, afectamos o outro. E vice-versa. A comunicação interpessoal funciona como um todo, operando como uma entidade completa, tal como num jogo de equipa em que ninguém ganha individualmente, mas sim, há uma vitória ou uma derrota para toda a equipa.
São Cinco os Axiomas da Comunicação Interpessoal
Axioma 1: Não se pode não comunicar, mesmo que queiramos. Podemos inconscientemente, numa conversa, decidir que não vamos responder, vamos ser indiferentes, parar por ali mas… qualquer movimento, palavra ou gesto acaba por transmitir algo.
Axioma 2: Todas as interacções têm uma dimensão a nível de conteúdo e de relacionamento. A dimensão do conteúdo da mensagem refere-se à resposta comportamental esperada e a dimensão do relacionamento ao modo como a mensagem deve ser interpretada, revelando o que um dos participantes da interacção pensa do outro.
Axioma 3: As interacções são definidas pela forma como são pontuadas, o início e o fim de uma interacção são difíceis de definir. A pontuação que atribuímos ao que verbalizamos mostra, muitas das vezes, a intenção de finalizar a conversa. No fundo, a comunicação não tem início nem fim.
Axioma 4: As mensagens são símbolos verbais e não verbais, ou seja, mesmo que queiramos mentir através das palavras, essa mentira dificilmente será