COMUNICAÇÃO INTERNA:
CAMPUS VIDEIRA
ADRIANE MEZZOMO
COMUNICAÇÃO INTERNA:
SUA INFLUÊNCIA NO AMBIENTE PRODUTIVO
Videira
2009
ADRIANE MEZZOMO
COMUNICAÇÃO INTERNA:
SUA INFLUÊNCIA NO AMBIENTE PRODUTIVO
Projeto de estágio apresentado à Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Videira, como requisito parcial à aprovação na disciplina de Estágio I.
Professora Orientadora: Rosa M. Pascoali.
Videira
2009
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 0
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA – REVISÃO DE LITERATURA 0
3 Metodologia 0
4 referencias bibliográficas 0
Apendices 0
1 INTRODUÇÃO
A comunicação interna é aquela dirigida ao público interno da organização, sobretudo aos seus funcionários. O objetivo principal da comunicação interna é de promover a máxima integração entre a organização e seus empregados, sendo um setor planejado com objetivos definidos para viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados.
A Comunicação Interna é um fator estratégico nas organizações atuais. Este processo quando bem exercido traz como conseqüência o estabelecimento de um estado favorável à introdução de mudanças e ao atingimento das metas estabelecidas no ambiente produtivo. Comunicação Interna tem uma função importante, no sentido de fazer circular as informações novas, promover o debate e a interação entre os vários segmentos da organização e, sobretudo, capacitar os funcionários para os novos desafios.
Segundo Chiavenato (1992, p.113), a comunicação deve ser uma prioridade estratégica para as empresas. A comunicação interna pode ser considerada uma vertente poderosa nas organizações, uma vez que ela acontece em todos os níveis, setores e cantos da empresa, independente de planejamentos, decisões, controles e supervisões. Ela é, por si, uma arma poderosa, capaz de modificar estratégias e direcionamentos, melhorando o ambiente