COMUNICAÇÃO INTERNA
Aluno(a): [1]
Orientador(a): [2]
PUC MG
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
ESPECIALIZAÇÃO “LATO SENSU” EM
COMUNICAÇÃO INTERNA PARA RELACIONAMENTOS ESTRATÉGICOS
RESUMO
A observação de mudança nas relações entre empresas e funcionários, principalmente no setor business to business, revela que a comunicação interna tem sido utilizada cada vez mais com o intuito de motivar e envolver os empregados no comprometimento com os objetivos estratégicos da organização. Baseado em análises de autores e pesquisadores do assunto e em práticas realizadas atualmente em empresas do segmento, este artigo pretende demonstrar a importância do trabalho da comunicação interna no mercado B2B e como ele vêm sendo realizado.
Palavras-chave: Comunicação interna. Estratégia. Empresas B2B (business to business). Cultura organizacional. Endomarketing. Marketing interno.
1 INTRODUÇÃO
O cenário econômico atual, marcado pela crise mundial vivenciada desde o final de 2008, influencia diretamente as relações das empresas com seus clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores. Embora desafiador, o mercado oferece oportunidades trazidas por mudanças significativas nas relações de trabalho, gerando efeitos benéficos e lançando desafios às empresas na conquista do desenvolvimento.
A crise desestabilizou empresas de vários segmentos em todo o mundo. No Brasil, o setor mais afetado foi o industrial, principalmente devido às exportações e à dependência de investidores externos. Segundo o economista da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) Paulo Francini, o Brasil foi um dos últimos países a ser afetado pela crise financeira mundial, porém não ficou livre dos significativos impactos sobre a economia interna, principalmente no setor industrial, apresentando registros de queda de quase 17% das