Comunicação interna
A comunicação interna equivocada é apontada como um dos grandes problemas das organizações. Isso não é por acaso, afinal quando as pessoas não se entendem ou alguns assuntos "transitam" pelos corredores de maneira truncada, as consequências podem ser as mais indesejáveis. Confira abaixo, alguns ótimos motivos para que as empresas passem a dar mais valor aos seus canais de comunicação, sejam esses simples como os murais ou, então, alguns que pedem investimentos como a intranet.
1 - Quando não existe um canal de comunicação aberto entre empresa e funcionários, abrem-se as portas para os chamados "ruídos", ou melhor, informações distorcidas que apenas alimentam, fortalecem a "rádio peão" e provocam um clima de incerteza entre os profissionais.
2 - O descrédito da empresa diante dos colaboradores é outro reflexo grave para aqueles que não acreditam no potencial dos canais internos de comunicação. Vamos supor que uma informação sobre uma "onda de demissões" circula em um determinado setor. Em pouco tempo, outros departamentos receberão a notícia com proporções maiores do que a inicial. No entanto, toda a confusão foi gerada porque a companhia planejava contratar novos funcionários para atender a um novo cliente. Caso a boa notícia tivesse sido comunicada oficialmente, as pessoas não gastariam seu tempo com conversas improdutivas.
3 - Uma vez estabelecida uma política de comunicação aberta, os colaboradores têm a segurança de conversarem com seus gestores para apresentar sugestões ou propostas inovadoras que agreguem valor e diferencial ao negócio. Quando isso ocorre, ganha a empresa e o colaborador que passa a se sentir e ser valorizado pelo seu comprometimento. Isso, vale lembrar, impacta positivamente nos índices de satisfação interna.
4 - Quando a satisfação interna surge em decorrência de uma boa estrutura de comunicação interna, as chances de reter os talentos