Conservação e mudança em educação
Título:
Conservação e Mudança em Educação
Objetivo:
Relatar sobre os desafios na educação e na vida social.
Justificativa:
A situação em que si encontra a educação no país não permite que o desenvolvimento social tenha melhorias.
Introdução:
Segundo esses autores a escola tal como está organizada no Brasil, favorece a conservação social.
Desenvolvimento:
A desigualdade social afeta diretamente as diferentes condições de acesso à educação no país, aos de classes social desfavorecida menos anos de estudo e cursos concluídos em sua maioria porque precisam trabalhar desde criança, para ajudar em casa aos pais que também não têm estudos, não sobrando tempo nem interesse para estudar; e os de classe social mais favorecida, com pais que tiveram oportunidade de estudar, uma melhor oportunidade de concluir os estudos e adquirir mais cursos.
A escola tem sido vista pelas pessoas de classe social baixa como o refúgio onde suas crianças tem onde comer e passar umas horas fora das ruas e da violência. O que não ajuda em nada a escola a mudar esse quadro de conservação social. O que nos consola é que toda regra tem suas exceções, e alguns indivíduos escapam desse destino coletivo, convivendo com pessoas de melhor renda nas escolas alguns se sobressaem e têm exito nos estudos e mudança de classe social.
Considerações Finais:
Não podemos desistir, sabemos que sozinha a educação não obterá grandes mudanças mas com otimismo e trabalho vamos tentando melhorar a igualdade de oportunidades.
Referências:
Demeterco, Solange Menezes da Silva. Sociologia da educação / Solange Menezes da Silva Demeterco.- Curitiba, PR : IESDE Brasil S.A.,