Educação e conservação social
O objetivo deste trabalho é conhecer um pouco mais sobre como está organizada a educação em nosso País, que meios levam a favorecer a nossa sociedade e quais deixam a conservação social manter-se em nossa educação no Brasil.
Justificativa
A importância de conhecermos e debatermos sobre o assunto em questão, nos leva como educadores e pessoas que interagem com a sociedade, a sabermos quem realmente pode ajudar ou contribuir para mudar o quadro da educação em nosso país. E o fator principal que leva o Brasil a ter tanta desigualdade em nossa sociedade com relação a nossa educação.
Introdução
Neste trabalho relatarei como a educação no Brasil vem trazendo desde séculos, a conservação social, com alguns objetivos voltados para a melhoria, mas sempre deixando prevalecer à desigualdade e a exclusão.
Mas por outro lado uma educação que se preocupa em criar métodos que ajudem a ter uma sociedade mais justa, construindo cidadãos plenos e assim fazer a mudança do quadro de desigualdade.
Considerações finais
Através da leitura do Instrucional Sociologia da Educação e de algumas pesquisas realizadas pela internet, consegui compreender como a educação em nosso País por vezes favorece a conservação social e por vezes consegue nos fazer refletir que a nossa educação pode haver mudanças. Mudanças estas que, não nos deixam desistir de continuar insistido que a desigualdade tem que ser abolida do nosso dia-a-dia, e imposta somente que a educação é um direito de todos, sem distinções de fator econômico ou social.
DESENVOLVIMENTO
Não é novidade para nós Brasileiros que o Estado é o poder dominante da nossa sociedade e também das nossas escolas que se faz através de políticas públicas na educação. Sendo muitas vezes o processo educativo voltado como um todo para o atendimento de seus próprios interesses. Vale falarmos um pouco do passado para sabermos que há séculos o Estado já é responsável pela educação em nosso país, o Estado assume o papel de