Comunicação gerencial
Aluno:
1. Caracterize: Comunicação Interna e Comunicação Externa, citando quais são os principais agentes envolvidos em cada um desses processos.
A Comunicação Interna engloba todas as práticas e processos comunicativos de uma determinada organização com o seu público interno (funcionários, colaboradores, acionistas). Sendo estabelecida de forma correta, além de resultados positivos nas áreas administrativa, mercadológica e econômica, consegue tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso e agradável para todos que constituem a empresa.
Comunicação Externa é a troca de informações uma organização e outras organizações, grupos ou indivíduos fora de sua estrutura formal. O objetivo da comunicação externa é facilitar a cooperação e colaboração com as outras partes interessadas a apresentar uma imagem favorável da empresa para a sociedade como um todo. Pode ser feita através de uma variedade de canais, reuniões, mídia impressa, e, principalmente mídia eletrônica.
2. Identifique no Organograma abaixo, os fluxos da comunicação: Ascendente, Descendente e Horizontal.
3. Explique, no contexto de uma empresa, de que forma devemos tratar os três conceitos abaixo:
• Comunicação Interna
Toda organização está inserida em um mercado altamente competitivo. Com a globalização e a disseminação de novas tecnologias, a comunicação interna precisa ser valorizada e os canais que ela dispõe (jornal, intranet, murais, etc) disponibilizados de forma eficaz e atrativa para que realmente cumpra sua missão de integrar todo o quadro funcional de uma organização, pois comunicar é mais que informar, é atrair, é envolver.
• Comunicação Mercadológica
A comunicação mercadológica consiste, num primeiro momento, na estratégia que uma determinada empresa utiliza para propagar produtos e serviços. Isto pode ocorrer de diferentes formas: através da própria difusão; da promoção; da propaganda, no que consiste em transmitir uma