Comunicação gerencial
O processo de comunicação é de fundamental importância, pois nele mostra que se tem vários elementos interagindo. São eles emissor, receptor, mensagem, canal de comunicação, ruídos e feedback.
•Emissor: ele vai passar a mensagem, ou seja, vai codificar a mensagem, convertendo-a em símbolos: idiomas, sons, letras, números e outros tipos de sinais, passar com clareza, com objetividade.
•Receptor: vai ter que decodificar a mensagem, desde que esteja usando o mesmo sistema de símbolos do emissor, ou seja, vai ter que interpretar da melhor maneira possível.
•Mensagem: tem o emissor aquele que tem a intenção de se comunicar, aquele que vai passar o conteúdo, a mensagem do que se trata, receptor aquele que vai esperar que a mensagem seja compreendida, aquele que recebe as informações, depois a mensagem o conteúdo todo ,conjunto de informações em que o emissor vai passar para o receptor.
•Canal de comunicação: se tem o emissor, receptor, feedback e ruídos, portanto se não há transmissão de informação , não há comunicação.
•Ruídos: São distorções da comunicação, causando uma má interpretação.
•Feedback é um retorno do emissor para o receptor e do receptor para o emissor sempre em ciclo.
Além disso, temos o meios de comunicação onde retrata que existem duas formas de comunicação, tanto oral como escrita. Uma e outra podem ser utilizadas por recursos visuais, como gráfico, fotografias, mapas ou objetos.
O uso da comunicação oral é em primeiro o mais importante pois necessita total conhecimento em seu idioma, porque quem não consegue se comunicar direito, faz com que as outras pessoas não a compreendam e não conseguirá dominar outros meios de comunicação.
A comunicação escrita envolve um segundo sistema de codificação, além da fala. Nas organizações, a comunicação escrita desempenha um papel muito importante. Desde os bilhetes e e-mails até os relatórios para a diretoria e propostas para clientes.
Visando os recursos