comunicação gerencial
O processo de comunicação compreende a transmissão de informação e de significados. Se não há transmissão de informação ou de significado, não há comunicação. Em qualquer processo de comunicação, sempre há os seguintes elementos: emissor, receptor, mensagem, canal de comunicação, ruídos e feedback.
Emissor e receptor
O processo dde comunicação sempre envolve uma fonte (ou emissor)que transmite uma mensagem, por algum meio, para um destinatário (ou receptor). Antes de transmitir, a fonte codifica a mensagem, convertendo-a em símbolos: idioma, sons, letras, números e outros tipos de sinais.
Ruídos
O processo de comunicação é sujeito a ruídos e interferências, que distorcem a mensagem ou impedem a transmissão e recepção eficaz da informação. Ruídos e interferências são: excesso de mensagem que disputam a atenção dos destinatários.
Feedback
É um importante elemento no processo de comunicação,. Feedback significa realimentação – o retorno da informação para o emissor. O feedback pode ser natural. Por exemplo, você percebe as pessoas rindo quando conta uma anedota. O feedback também pode ser induzido. Por exemplo, você pede a opinião de outra pessoa sobre uma idéia que apresentou. O feedback é uma garantia da eficácia do processo de comunicação.
Meios de comunicação
Há duas formas de comunicação: oral e escrita. Uma e outra podem sere auxiliadas por recursos visuais, como gráficos, fotografias, mapas ou objetos.
Comunicação oral
É o primeiro e mais importante canal de comunicação. A comunicação oral, além do domínio do idioma, envolve a escolha das palavras, o tom de voz e a correção da linguagem.
Comunicação escrita
A competência na comunicação oral não significa, automaticamente, competência na comunicação escrita. A comunicação escrita é muito mais complexa que a oral, porque envolve um segundo sistema de codificação, além da fala. Nas organizações, a comunicação escrita desempenha um papel muito importante. Desde os