nutrição
1) Defina metabolismo intermediário e mostre como a glicose é estimulada para a absorção de ATP¿ Metabolismo intermediário é o termo usado para descrever a intervenção de compostos químicos no organismo, as vias que os compostos tomam , a sai inter-relação e os mecanismos que regulam o fluxo dos metabolitos pelas vias
A glicose ocupa uma posição central no metabolismo de muitos seres vivos, apresentando um nível relativamente alto de energia potencial, o que a torna um bom combustível para as reacções que ocorrem no ambiente intracelular. Este facto é potenciado pela possibilidade de armazenamento celular em formas poliméricas de elevado peso molecular (amido, glicogénio, etc.) que são compatíveis homeostaticamente (não desregulam os níveis de glicose no sangue). A glicose, em situações de exigência energética, vai ser libertada destas formas poliméricas de armazenamento, ficando disponível para entrar em processos de oxidação e consequente extracção de ATP. É de realçar, que a glicose é também usada como percursor de inúmeros intermediários metabólicos em reacções de biossíntese.
De uma forma geral, podemos apontar três vias metabólicas principais para a glicose: o seu armazenamento (como polissacárido); a sua oxidação pela via das pentoses-fosfato, originando ribose-5-fosfato para a síntese de ácidos nucleicos, e de NADPH para processos de redução; a oxidação via glicólise originando piruvato e providenciando ATP e intermediários metabólicos de outras vias.
2) Cite as funções da gastrina, histinina e secretina¿
Gastrina : estimula a produção de ácido do estômago para dissolver e digerir alguns alimentos. É também fundamental para o crescimento da mucosa gástrica e intestinal.
Gastrina: Estimula a secreção de suco gástrico do trato gastrointestinal e relaxa o músculo esfíncter pilórico e a valva ileocecal.
Secretina: estimula o pâncreas liberando o suco pancreático que é rico em bicarbonato . Estimula o estômago a produzir