administração - comunicacao gerencial
Introdução
No aspecto da comunicação gerencial teremos dois processos de comunicação que serão essenciais para a introdução; a comunicação entre pessoas e a comunicação como um mecanismo de integração nas organizações.
Enfatizamos também que, a qualidade no processo de comunicação dependerá da eficácia das ralações interpessoais nas organizações e das funções gerenciais de quem lidera a equipe.
O processo de comunicação é uma extensão da linguagem, sendo ele um componente fundamental da condição humana, por isso desenvolver as competências que permitem a comunicação eficaz deve ser um objetivo primário dos administradores de organizações e das pessoas de forma geral.
1. Processo de Comunicação
O processo de comunicação é a transmissão de informações e significados, sendo ele formado pelos seguintes elementos: emissor, receptor, mensagem, canal de comunicação, ruídos e feedback.
Emissor e Receptor
No processo de comunicação teremos sempre, um emissor (aquele que transmitira a mensagem) e o receptor (aquele que recebera a mensagem), dentro deste conceito, o emissor codificara a mensagem, convertendo-a em símbolos como texto, números, sons, ou qualquer tipo de sinal, enquanto do outro lado, o receptor terá a função de receber a mensagem e saber interpretá-la.
Ruídos
O processo de comunicação é sujeito a interferências, chamados de ruídos, que impedem que a mensagem seja recebida pelo receptor de forma clara. OS ruídos podem ser, excesso de mensagens, algo que dispute a atenção do receptor, desatenção por parte do mesmo, dificuldade de expressão ou linguagem incorreta usada por parte do emissor.
Feedback
Seria um dos elementos mais importantes no processo de comunicação, pois este, é o retorno da informação para o emissor, ou seja, quando o receptor avalia ou opina sobre a idéia apresentada pelo emissor. O feedback garante a eficácia no processo de comunicação, pois o torna um canal de melhoria, considerando que ao