economia
A Microeconomia é o ramo da Ciência Econômica que estuda a formação de preços, a principal variável que orienta a alocação de recursos no contexto das Economias Capitalistas. Discute a funcionalidade do mercado para garantir a organização e distribuição eficientes dos recursos escassos. Sua unidade de análise são os mercados específicos, examinando o comportamento e a interação dos agentes (consumidores e produtores).
A Macroeconomia é o ramo da Ciência Econômica que estuda o comportamento da Economia como um todo, tendo como focos o Produto, o Emprego, a Inflação, e o Comércio Internacional. É o campo que embasa a atuação do Estado em suas três funções fundamentais: Alocativa, Distributiva e Estabilizadora.
2-os agentes económicos são todos os indivíduos, instituições ou conjuntos de instituições que, através das suas decisões e ações, tomadas racionalmente, participam em qualquer circuito económico. Os agentes têm funções económicas diferentes (ao nível da produção, consumo e investimento) e estabelecem entre si diversas relações essenciais.
São geralmente referidos cinco grupos de agentes económicos:
Estado: Toma decisões de consumo, investimento e política económica; assume funções de administração pública, de cobrança de impostos e de gestão da segurança e das prestações sociais.
Famílias: Tomam decisões sobre consumo de bens e serviços e sobre poupança, de acordo com os seus rendimentos.
Empresas: Dedicam-se à produção de bens e prestam serviços. Tomam decisões sobre investimento, produção e oferta de trabalho.
Instituições financeiras: Têm como principais atividades a captação de poupanças e a concessão de empréstimos para aplicações produtivas. AAssociação Portuguesa de Bancos (APB) explica no seu site que as instituições financeiras se dividem em instituições de