comunicação democrática
Entretanto, não se pode confundir esse processo comunicativo chamado Comunicação pública, que é um bem que pertence a todos, com Comunicação governamental que é praticada pelo governo e entre outras visa à prestação de contas, nem com a Comunicação política que visa à divulgação de um político ou de partido político.
A comunicação no espaço público proporciona negociações e debates de interesse e adquiriu uma maior consolidação através das novas políticas de comunicação pública como a Democracia virtual, na qual o povo e o governo fazem parte de discussões por intermédio da internet, que é sem dúvidas, a ferramenta mais democrática que surgiu até hoje. É claro que cada época teve sua própria tecnologia de informação como o telégrafo, a televisão e o rádio. Todavia, nenhuma delas proporcionou um processo tão ágil e eficiente quanto essa rede mundial de computadores, que não impõe limites de tempo ou espaço.
Outro grande benefício da internet para a comunicação pública é a impossibilidade de manter a censura, um dos maiores inimigos de um Estado democrático. Com ela tal Estado perde parte da democracia que possui, pois ao impedir a circulação de informação está sendo quebrada automaticamente a liberdade de expressão que é um direito básico que toda a população tem de manifestar suas opiniões e ideias, de ter acesso à opinião de outrem e a informações. Ou seja, a liberdade de expressão é resumidamente a democracia da comunicação.