FICHAMENTO DO TEXTO DE Alzira Alves de Abreu
EZEQUIAS NASCIMENTO AMEIDA
FICHAMENTO DO TEXTO:
A mídia na transição democrática brasileira Alzira Alves de Abreu
Valença–Ba
2014
EZEQUIAS NASCIMENTO AMEIDA
FICHAMENTO DO TEXTO:
A mídia na transição democrática brasileira Alzira Alves de Abreu
Trabalho apresentado ao curso de Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, como requisito parcial para avaliação da disciplina História do Brasil IV, sob orientação da professora Adriana da Silva Oliveira.
Valença–Ba
2014
FICHAMENTO DE CITAÇÃO
TITULO: A mídia na transição democrática brasileira 1 A
ABREU, Alzira Alves de. A mídia na transição democrática brasileira. Sociologia, Problemas e Práticas, nº 48, 2005, p. 53-65.
“A efetivação da democracia ocorre, de acordo com Linz e Stepan (1996: 21-22), quando um grau suficiente de acordo foi alcançado quanto aos procedimentos políticos visando a obter um governo eleito; quando um governo chega ao poder como resultado direto do voto popular livre; quando esse governo tem de fato a autoridade de gerar novas políticas; quando os poderes executivo, legislativo e judiciário criados pela nova democracia não têm que, de jure, dividir o poder com outros organismos”. Com essa definição, é possível distinguir liberalização de um regime autoritário e democratização..” (p. 53)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
“Os meios de comunicação de massa, ao longo do período autoritário (1964-1985), sofreram forte intervenção dos militares, que adotaram uma política deliberada de modernização do setor. Ao lado da imposição da censura, a modernização da mídia fez parte de uma estratégia ligada à ideologia da segurança nacional. Dentro de um projeto em que o Estado era entendido como o