Comunicacao e negociaçao
TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
CAPITULO 3 – A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO
MARIANE
THAIS
GESSICA
NATALIA
GUSTAVO MEDINA
Piracicaba
INTRODUÇÃO
Há muito tempo, o homem tem a necessidade de se comunicar, sejam eles por diversos fatores, como por exemplo, o instinto de sobrevivência. Atualmente ela é essencial para nos seres humanos.
A comunicação vem a ser a troca de informações entre uma pessoa e outra, sendo que se ambas as partes não compreenderem a informação não existe a comunicação.
Uma negociação consiste em trocas de informações com um ou mais objetivos, onde ambas as partes buscam um consenso sobre as prioridades de cada lado. Ao negociar ambas as partes envolvidas no processo devem estar dispostas a fazer uma troca, onde estejam dispostas a ceder se necessário, para assim chegarem a um acordo favorável para ambos.
Para que uma negociação seja bem sucedida os lados devem ter traçados seus objetivos principais e alternativos para satisfazer ambos.
A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO
A comunicação, atualmente, é imprescindível em qualquer meio de trabalho. Saber escutar e transmitir seus pensamentos são extremamente importantes para que haja uma comunicação bem sucedida e uma negociação clara e satisfatória para ambos os lados.
1– Comunicação, visão sistêmica e negociação.
A sociedade atualmente, passa constantemente por mudanças, evolução e desenvolvimento que podem interferir em uma negociação.
Uma comunicação eficaz vai depender de uma relação com os elementos que nela interagem. Toda comunicação pressupõem a existência de 5 componentes:
MENSAGEM
[pic]
FEEDBACK
Mensagem: as informações a serem transmitidas, conteúdo da comunicação.
Emissor: Quem está transmitindo a mensagem.
Canal: