Comunicação e Negociação
A comunicação e o Administrador
Uma pesquisa feita por Mintezberg indica que os administradores passam cerca de 80% do seu dia de trabalho em comunicação direta com outras pessoas. A comunicação premeia cada uma das funções administrativas. Quando o administrador desempenha a função de planejamento, ele solicita informação, escreve cartas, memorando e relatórios e depois se reúne com outros administradores para explicar o planejamento. Quando o administrador organiza, ele solicita informação sobre o estado da organização e comunica a nova estrutura a todos. Quando o administrador dirige, ele se comunica com os subordinados para motivá-los, liderá-los e comunicar-se com eles. Quando o administrador desempenha a função de controle, ele utiliza intensamente a comunicação para obter informação, compará-la com os padrões e estabelecer as medidas corretivas quando necessárias. Em suma, as habilidades de comunicação constituem uma parte fundamental em cada atividade administrativa.
Cerca de 90% dos problemas das organizações giram em torno da comunicação, ou melhor, da sua ausência ou inadequação. Os problemas de comunicação não são facilmente constatáveis, embora estejam na base dos principais conflitos que ocorrem dentro das organizações, sabotando decisões, bloqueando ações e retardando o alcance de metas e objetivos organizacionais e individuais.
Conceito de Comunicação
Comunicar siginifica tornar algo comum. Esse algo pode ser uma mensagem, uma notícia, uma informação, um significado qualquer. Assim, a comunicação é uma ponte que transporta esse algo de uma pessoa para outra ou de uma organização para outra.
Bill Gates diz que a informação é algo que alguém deseja saber e está disposto a pagar por ela. A informação não é tangível nem mensurável, mas é um produto valioso no mundo contemporâneo porque proporciona o poder.
Atividades administrativas, como: Comunicação das atividades