Comunicacao interna
As conversas, as trocas de palavras, a pausa para café, são um espaço e um tempo privilegiado para a comunicação interna. A diferença é que uma politica de comunicação interna é uma forma eficaz de combater rumores, estimular o envolvimento dos seus empregados nos projectos da empresa e instaurar um clima de confiança. Nos dias de hoje, as empresas têm visto os seus funcionários como parte fundamental para alcançar e conquistar o sucesso tão sonhado. Por isso, a comunicação interna tem se destacado cada vez mais, pois já é vista como parte estratégica e grande investimento pelas empresas.
Contudo, é fundamental ter um veículo de comunicação que informe o público interno sobre absolutamente tudo o que ele queira e precise saber.
Apesar de vários veículos de comunicação existentes hoje, inclusive com os recursos da tecnologia, é o caso da intranet (que irei aprofundar neste trabalho), as publicações impressas ainda têm e ganham destaque por poderem conter matérias mais explicativas e informativas (como é o caso particular que irei dar sobre o meu posto de trabalho).
Mas comunicação interna é mais do que isso, é ser levada para qualquer lugar que o funcionário desejar, inclusive sua casa, para mostrar à família e aos amigos o quanto à "sua" empresa valoriza os funcionários a ponto de ter uma publicação interna não deve apenas informar, ela deve conquistar a satisfação do leitor. Ou seja, ele deve apreciar textos, imagens, diafragmarão, papel, a forma como a notícia é apresentada, enfim, tudo. A publicação deve gerar certa expectativa que faça com que o leitor aguarde, ansioso, a próxima edição.
Cada vez mais a Comunicação interna faz parte do contexto decisório das organizações, além de dar apoio na formação de funcionários cada vez mais interessados em participar activamente no quotidiano