A pesagem e a balança analitica
São Luís – MA
2010
INTRODUÇÃO
Uma balança analítica é utilizada para determinação de massas em análises químicas que necessitam de alta precisão, por isso são chamadas também de balanças de precisão. É destinada especialmente a análise de determinada grandeza sob certas condições ambientais.
Existem dois tipos de balança analítica:
Balança analítica mecânica de prato único: Utilizadas em muitos laboratórios, este instrumento – ao contrário das balanças de dois pratos – tem um dos pratos e sua suspensão substituídos por um contrapeso. Os pesos que ficam suspensos podem ser manipulados por um botão. A leitura do deslocamento do travessão é feita em uma escala ótica calibrada para a leitura de valores inferiores a 100 mg.
Balança analítica eletrônica: Este tipo de balança vem substituindo as balanças de prato único, pois a possibilidade de falha mecânica é reduzida e a sensibilidade à vibração é muito menor, assim, a pesagem se torna mais conveniente. A leitura da massa do objeto pode ser feita através de um visor digital ou através do recurso da tara – que permite a leitura direta da massa do material adicionado. As balanças analíticas eletrônicas apresentam ainda um sistema interno de calibração de pesos.
OBJETIVOS GERAIS:
Como a balança analítica é um instrumento de medida que se usa em qualquer tipo de trabalho quantitativo, é importante conhecê-la bem, estar a par da teoria de seu funcionamento e da precisão inerente a uma balança. Neste experimento, se estudará as operações efetuadas antes e após qualquer pesagem, os cuidados exigidos e a precisão das pesagens feitas com uma balança analítica. Assim se avaliará a grandeza de vários erros comuns que ocorrem nas pesagens.
OBJETIVOS COMPORTAMENTAIS:
Após a realização dessa experiência o aluno será capaz de resolver as seguintes questões:
* Fazer uma relação das operações que devem ser efetuadas antes de qualquer pesagem; * Citar 5 tipos de