Tecnicas de pesagem
Um experimento químico envolve a utilização de uma variedade de equipamentos de laboratório bastante simples, porém, com finalidades específicas. A balança é um instrumento de essencial importância, sendo a balança analítica a mais utilizada. Balanças analíticas comuns geralmente pesam até décimos de milésimos, ou seja, até a quarta casa decimal.
Para a utilização de uma balança devemos antes de tudo verificar a capacidade máxima que a mesma suporta, sendo um aparelho de precisão delicado, não pode suporta excedentes cargas, que acarretaria estragos na mesma, normalmente a carga máxima de uma balança e de 100 a 200g.
O manuseio de uma balança requer muitos cuidados por ser um equipamento de precisão tendo como os principais cuidados: a manutenção da balança sempre limpa; a não colocação de reagentes diretamente sobre o prato do equipamento; o material a se pesado deve estar limpo, seco e a temperatura ambiente; a mesma deve ser ligada uma hora antes para que se tenha uma estabilização; antes de iniciar a pesagem deve-se verificar o nivelamento da balança, observando através de um nível em forma de bolha, cujo o nivelamento é conseguido girando-se bases localizada na parte frontal do instrumento, o material deve ser retirado e colocado com uma pinça ou luvas e não com as mão despidas; o operador não deve se apoiar na mesa em que a balança está colocada; após a pesagem, a balança deve ser zerada e removido os resíduos que tenham caído no seu interior. Quando se necessita da utilização da balança com frequência deve-se deixá-la ligada para reduzir o tempo de aquecimento.
2.1 Objetivos
O objetivo é transmitir para os alunos de química, técnicas básicas para a utilização da balança analítica, bem como aprender a manusear e verificar corretamente os recipientes volumétricos.
2. REVISÃO DA LITERATURA
3.2 Tipos de Balanças
A balança é um dos equipamentos de maior importância em laboratório, cuja qualidade de pesagem é