Danos celulares em gametas femininos
Com uma técnica que desperta bastante interesse para a reprodução e transferência de produção in vitro de embriões, tratamentos esses bastante utilizado na fecundação em mulheres q sofreram de câncer de útero. E para a sobrevivência desse embriões no processo de congelação é necessário a utilização de métodos de forma lenta e por vetrificação, mesmo sendo prejudiciais às células como na membrana e também nas organelas. Podemos então dizer que para a conservação dessas células é necessário a temperatura certa.
Células eucariontes, conhecida também como eucélulas, tem múltiplas estruturas diferenciado por suas funções, e as principais características são que elas possuem núcleos individualizados, delimitado por uma membrana nuclear além de organelas membranosas. Cada uma com uma função especifica dentro da célula que é muito organizada.
As membranas celulares sofrem sensibilidade às crioinjúrias, com mais integridade do que as organelas elas possuem maior relevância para no processo de criopreservação. Que na redução de energia e temperatura sofrem injúrias, perda de parte da membrana plasmática pela desidratação e formação de vesículas perdendo elasticidade.
Já as organelas também sensíveis a criopreservação, sofrem danos principalmente pela congelação por causa das formações de cristais de gelo danificando as cristas e na matriz das mitocôndrias, principalmente na interna, afetando sua sobrevivência evitando sua capacidade de evitar alterações no seu DNA. E os principais danos estão ligados a ruputura do fuso meiótico decorrente da sensibilidade do microtúbulos na redução de temperatura.
Para viabilidade das células são necessários suas estruturas essenciais para a conservação do seu metabolismo na