Diferença entre balança analítica e semi-analítica e seus diferentes métodos de pesagem
A balança analítica é um dos instrumentos de medida mais usados no laboratório e dela dependem basicamente todos os resultados analíticos. As balanças analíticas modernas, que podem cobrir faixas de precisão de leitura da ordem de 0,1 µg a 0,1 mg, já estão bastante aperfeiçoadas a ponto de dispensarem o uso de salas especiais para a pesagem. Mesmo assim, o simples emprego de circuitos eletrônicos não elimina as interações do sistema com o ambiente. Destes, os efeitos físicos são os mais importantes, pois não podem ser suprimidos. Normalmente as balanças são fabricadas com células de cargas, mas como elas não oferecem uma estabilidade e confiabilidade para grandes precisões de medidas, são usados sensores eletromagnéticos ou blocos dando assim a precisão necessária para efetuar sua fabricação. Alguns fabricantes denominam suas balanças pela precisão e definem que uma balança é considerada analítica quando possui uma precisão de aproximadamente 0,0001g. Alguns tipos de balança analítica e sua sensibilidade:
• macrobalança (0 – 200g)
• semimicrobalança (0 – 50g)
• microbalança (0 – 30 g)
• ultramicrobalança (0 – 10 g). Já a balança semi-analítica não é um equipamento de grande precisão comparada a uma analítica, mas tem também suas próprias características. Pode efetuar pesagens de até 0,001g e está no grupo das balanças de precisão. E sua capacidade é de 2-4kg.
Há vários métodos de pesagem através da balança mecânica de dois pratos, mas hoje em dia é o de pesagem por substituição e por diferença que é utilizado, usando a balança de prato único. A balança analítica de prato único que se tem nos laboratórios também funciona por comparação de massas utilizando o princípio de substituição: uma massa desconhecida no prato substitui para massas de valor conhecido presentes num eixo posicionado sobre o prato. O ponto de equilíbrio acontece quando a soma das massas