Relat Rio Pr Tica 1 LAB
Campus Sorocaba
Introdução às Práticas Laboratoriais
Prática 01 – Medidas de massa utilizando balança analítica
Introdução
A medida de massa é extremamente importante nos laboratórios, pois todos os reagentes a serem utilizados, devem ter uma massa específica. Para a medida de massa, utiliza-se a balança analítica. A balança analítica é um dos mais usados instrumentos de medida nos laboratórios. As mais modernas podem cobrir faixas de precisão de leitura da ordem de 0,1 µg a 0,1 mg, essas já estão tão aperfeiçoadas que dispensam o uso de salas especiais para a pesagem. Mesmo com esses aperfeiçoamentos, as balanças ainda podem sofrer interações do sistema com o ambiente. Os efeitos físicos são os mais importantes, pois não podem ser suprimidos, dentro desses efeitos podemos citar; localização da balança, cuidados operacionais, temperatura, variação de massa (no caso de substancias higroscópicas por exemplo), entre outros. (CUSTODIO, 2012). A utilização dessa balança é preferível pois essa tem o uso mais restrito, especialmente na determinação de massas em análises químicas de determinação da quantidade absoluta ou quantidade relativa de um ou mais elementos de uma amostra.
Objetivos
Esta prática tem como objetivo familiarizar os alunos com a balança analítica, através da pesagem de materiais. Além disso, calcular a média aritmética e identificar o desvio padrão com base nos resultados encontrados.
Materiais e Equipamentos Utilizados
- Balanças Analíticas
- Papel para pesagem
- Espátulas
- Areia
- Feijões
Métodos
Pesagem de Feijões
Em uma balança analítica, pesou-se um béquer e tarou-se a balança.
Com o auxílio de uma espátula foram adicionados 12 feijões, resultando em uma massa de 2,6950g.
Repetiu-se o processo, utilizando os mesmos feijões, resultando em uma massa de 2,6953g. O processo se repetiu pela terceira vez, resultando em uma massa de 2,6954g.