atps de economia
A análise econômica que iremos desenvolver é sobre roupas femininas que vem aumentando e movimentando a economia regional. Além das grandes lojas esse setor tem atraído aquelas pessoas que querem ter seu próprio negócio e acham essa área bastante lucrativa , visando que a mulher que esta sempre elegante. Nessa análise observaremos e discutiremos pontos importantes como:
.Quanto se compra e se vende: De acordo com Schmid (2004), essa função compreende a seleção e aquisição de mercadorias e suprimentos dos estoques. A autora considera necessário ter uma especial atenção com a função compras, pois caso o empresário cometa um erro e invista em mercadorias difíceis de vender, terá imobilizado uma parte do seu capital de giro por um tempo ou, até mesmo, ter prejuízos. Segundo Godoy (2004), comprar tem sido o grande desafio dos varejistas. Em relação ao fornecimento de produtos, 60% das lojas pesquisadas possuem produção adquirida de terceiros; 20% são abastecidas tanto com produtos de produção própria, como com produtos fornecidos por outros fabricantes e 15% possuem produção própria. Ao serem perguntados sobre o público-alvo, 60% responderam ser mulheres entre 26 e 50 anos de idade; 30% responderam vender para mulheres entre 18 e 25 anos e 10% para mulheres acima de 50 anos.
.Comportamento do consumidor: Nessa área o preço, a qualidade fazem toda a diferença. O fato de, aproximadamente, 60% da população ter menos de 39 anos abre possibilidades para o varejo de moda, pois, de acordo com a análise da empresa Marisa (2010), os jovens são, geralmente, mais preocupados com a moda, gastando um percentual expressivo de sua renda com roupas. “De acordo com diversas pesquisas sobre o poder de consumo dos jovens, os gastos com vestuário estão entre os três maiores gastos mensais em todas as classes sociais analisadas dessa faixa da população”. (MARISA, 2010). O setor varejista de moda, diferentemente de alguns outros segmentos, possui datas em que as