Metodologia Científica
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ÉRIKA FERNANDA DOS SANTOS ALMEIDA VAZ
CONHECIMENTO CIENTÍFICO: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E AS CORRENTES METODOLÓGICAS
Coxim
2014
1- A ciência e as formas de conhecimentos
A recepção e a produção do conhecimento cientifico, inicia-se a partir do entendimento sobre ciência. A ciência significa conhecimento ou sabedoria. Assim como uma cozinheira tem conhecimento sobre a culinária e um engenheiro sobre a construção de uma casa.
No entanto existem maneiras diferentes (diferentes formas) de se abordar a realidade, buscando-se compreendê-la ou explica-la. Assim o conhecimento pode ser de vários tipos: senso comum, artístico, filosófico, teológico ou cientifico.
O tipo senso comum produz informações sobre a realidade, no entanto se prendem aos seus objetivos mais imediatos. Como exemplo dado de uma cozinheira, assa bolos por causa dos elogios e salários que recebem. Esse é de naturezas imediatas, pois recebem os objetivos imediatos. E também sobrevive sem saber qual o motivo que o fermento faz crescer o bolo; a causa do tal efeito; as condições que apresentam; como chegou ao tal resultado e nem mesmo precisam divulgar seus resultados ficando para si mesmo esse conhecimento.
O conhecimento cientifico surge no século XVII com a modernidade no ocidente. A relação da ciência com a filosofia e com a arte nunca deixou de existir. São todos, campos que se interpenetram e que mantêm pelo menos um vinculo em comum: questionar a realidade de forma a estar sempre discutindo as possibilidades da felicidade humana.
A ciência não é imediatista, não se contenta com informações superficiais sobre um aspecto da realidade, mesmo que esta informação seja útil de alguma maneira. A ciência pretende ser critica, ou seja, buscar estar sempre julgando a correção de suas próprias produções.
O conhecimento cientifico se caracteriza como uma procura das possíveis causas de um