Introdução a Economia
INRODUÇÃO A ECONOMIA
INTRODUÇÃO
É Muito comum que os meios de comunicação (mídia) rádio, televisão ou jornais trazem diariamente temas que muitas vezes não entendemos:
A taxa de desemprego aumentou.
A dívida externa do Brasil é muito grande.
O governo elevou a tarifa pública.
Aumentou os preços dos alimentos. Essas e outras só podem ser entendidas e respondidas com um conhecimento teórico da ciência econômico, que só os profissionais da ária econômica e estudantes de outras árias como: Direito, Administração, Contabilidade ou de outras ciências podem responder. A Própria etimologia da palavra economia (oikonomia) da idéia de um mordomo (Administrador de casa) que com o passar do tempo vieram definições como:
Ciências sociais, distribuição, produção, recursos, escolha escassez e necessidades.
Juntamente com as definições vieram os problemas econômicos fundamentais que a sociedade de um modo geral tinha que responder: O que e quanto produzir: Levando em conta que a produção é escassa, a sociedade deverá escolher a quantidade de sua produção e quais os produtos a serem produzidos. Como produzir: Outra escolha da sociedade relacionada à produção de bens e serviços que tenham um nível tecnológico aceitável aos métodos eficiente para ter sucesso relação a seus concorrentes. Para quem produzir: questões como benefícios de capital, determinação de salários, juros e a renda da terra são decisões que os membros da sociedade de devem decidirem, levado em conta a oferta e a demanda que os mercados de serviços produtivos oferecem.
SISTEMAS ECONÔMICOS
A definição do sistema econômico é baseada na sua forma política, social e econômica, esse sistema busca a melhoria e o bem-estar de seus membros para a produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços possíveis para os mesmos. Os três elementos básicos de um sistema econômico são:
Estoque de recursos produtivos ou fatores de produção. São