analise do filme dos poetas mortos
Filosofia e Sociologia
Eunápolis – BA
2013
Escola Anísio Teixeira
Filosofia e Sociologia
Eunápolis – BA
2013
Análise do filme Sociedade dos Poetas Mortos
O filme mostra a realidade que se passa em uma escola do tipo internato para alunos do sexo masculino chamado Welton. A mesma tem uma educação rígida, tradicional baseada nos princípios de tradição, honra, disciplina e excelência, todo esse rigor e tradição que leva aos pais escolherem o internato como base educacional para que seus filhos ingressem nas melhores universidades.
De estilo pedagógico cientifico, valorizando a medicina, direito e engenharia, não dá importância à literatura e a arte dramática. Isso se torna evidente quando um aluno de nome Neil não consegue convencer o pai de que deseja e deve estudar arte dramática, Neil entra no mundo do teatro e o pai o condena ao descobrir que ele participa de uma peça de teatro. Por fim, o aluno Neil suicida-se por não concordar com a imposição do pai em relação à escolha profissional.
A imagem feminina é prevalecida pela razão masculina, o sexo feminino é tratado como inferior ao sexo oposto.
Contrariando tudo isso, o professor John Keantig que defende o ensino com base no próprio processo de vida, ensina que a educação deve se difundir com a vida, saindo dos paradigmas defendidos pelo internato, o professor usa espaços não convencionais para desenvolver atividades diferentes, e melhora a convivência com os alunos. O filme nos mostra cenas nas quais o professor encoraja os alunos a subirem em uma mesa, falarem alto e arrancar páginas de um livro, considerando-os como algo sem valor. Dessa forma ele abandona a padronização das entidades de ensino e mostra aos alunos como podem raciocinar sozinhos.
O filme a “Sociedade dos Poetas Mortos” se relaciona com os pensamentos tanto de Voltaire quanto de Kant, pois mostra a importância da