balanças e técnicas de pesagem
Disciplina: Fundamentos de Farmácia
Titulo Da Aula
Balanças e Técnicas de Pesagem
INTRODUÇÃO:
Um experimento químico envolve a utilização de uma variedade de equipamentos de laboratório bastante simples, porém, com finalidades específicas. A balança é um instrumento de essencial importância.
Para a utilização de uma balança devemos antes de tudo verificar a capacidade máxima que a mesma suporta, sendo um aparelho de precisão delicado, não possibilitando suportar excedentes cargas, que acarretariam estragos na mesma.
Essa prática nos permitiu aprender sobre o uso correto das balanças analíticas e semi-analíticas, a fim de sabermos as suas respectivas diferenças quanto ao resultado apresentado. Pois a balança analítica é muito utilizada em laboratório para obter massas com alta precisão nos resultados. O que difere uma Balança Analítica de uma Balança Semi-analítica é justamente o grau de precisão na hora da pesagem. Uma Balança Analítica pode pesar com precisão máxima de 0,1 micrograma até 0,1 miligrama e tem uma capacidade que pode variar de 1 até 200g; enquanto a Balança Semi-Analítica pesa com precisão até 0,001g e pesa até 300g.
O manuseio de uma balança requer muitos cuidados por ser um equipamento de precisão, tendo como os principais cuidados: a manutenção da balança, a limpeza; a não colocação de reagentes diretamente sobre o prato do equipamento; o material a ser pesado deve estar limpo, seco e a temperatura ambiente; a mesma deve ser ligada meia hora antes para que se tenha uma estabilização; antes de iniciar a pesagem deve-se verificar o nivelamento da balança, observando através de um nível em forma de bolha, cujo o nivelamento é conseguido girando-se bases localizada na parte frontal do instrumento, o material deve ser retirado e colocado com uma pinça ou luvas e não com as mão despidas; o operador não deve se apoiar na mesa em que a balança está colocada; após a pesagem, a balança