Por que o coaching?
A divulgação e a disseminação do coaching não representa apenas mais um modismo ou coisas da mídia. Existem quatro razões pelas quais o coaching está se tornando uma necessidade imperiosa nas organizações.
A primeira ração é que está havendo uma mudança incrível no mundo dos negócios. Antes, as organizações estavam acostumadas a um mundo estável e permanente;. No qual as coisas mudavam lentamente e de maneira progressiva e previsível. A previsão do futuro era baseada na simples extrapolação do passado. Estrutura burocráticas e hierarquizadas garantiam o sistema de comando- obediência. Hoje , na Era da Informação, com as mudanças rápidas e aceleradas, a imprevisibilidade e a incerteza constituem os fundamentos do mundo dos negócios. O velho esquema de mandar-obedecer não funciona mais e está sendo substituído por outro estilo de liderança-participação. Sem o qual as organizações não conseguirão sucesso em um mundo altamente competitivo e mutável.
A segunda razão é que, se o mundo mudou, as organizações também mudaram. Melhor dizendo, elas tiveram que mudar para adaptar-se e sobreviver em um contexto darwiniano. As organizações passaram por profundas mudanças estruturais e um forte enxugamento e simplificação de seus velhos organogramas. Antigamente, se caracterizavam por estruturas verticalizadas, inchadas e com várias camadas da pirâmide hierárquica. Atualmente, as organizações apresentam poucos níveis intermediários e são predominantemente horzontalizadas. A relação entre chefes e subordinados é cada vez mais direta, igualitária e menos burocrática.
A terceira razão está na importância gradativamente maior do capital humano no desempenho e sucesso das organizações. A atividade humana está se tornando cada vez menos braçal e rotineira para se tornar cada vez mais intelectual e criativa. O capital humano é muito mais do que um simples conjunto de pessoas trabalhando em uma organização. Ele constitui um ativo intangível na medida em que