Quimica
As Técnicas de pesagem vêm com o intuito de instruir melhor o aluno de como se de proceder para a utilização da balança analítica. Mostrando ao aluno o quanto a balança analítica é precisa e sensível, e que tem alguns procedimentos e materiais de laboratório adequado para uma pesagem desejada.
SUMARIO.
1 TÉCNICAS DA PESAGEM.
1.1 Objetivos.
2 RECOMENDAÇÕES PARA PESAGEM.
3 MATERIAIS E PROCEDIMENTOS.
3.1 Materiais utilizados.
3.2 Reagentes utilizados.
3.3 Procedimento experimental.
4 RESULTADOS E ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS.
5 CONCLUSÃO.
TÉCNICAS DA PESAGEM
1 INTRODUÇÃO. Um experimento químico envolve a utilização de uma variedade de equipamentos de laboratório bastante simples, porém, com finalidades específicas. A balança é um instrumento de essencial importância, sendo a balança analítica a mais utilizada. Balanças analíticas comuns geralmente pesam até décimos de milésimos, ou seja, até a quarta casa decimal.
Para a utilização de uma balança devemos antes de tudo verificar a capacidade máxima que a mesma suporta, sendo um aparelho de precisão delicado, não pode suporta excedentes cargas, que acarretaria estragos na mesma, normalmente a carga máxima de uma balança e de 100 a 200g.
1.1 Objetivos. O objetivo é transmitir para os alunos de química, técnicas básicas para a utilização da balança analítica.
2 RECOMENDAÇÕES PARA PESAGEM
O manuseio de uma balança requer muitos cuidados por ser um equipamento de precisão tendo como os principais cuidados: a manutenção da balança sempre limpa; a não colocação de reagentes diretamente sobre o prato do equipamento; o material a se pesado deve estar limpo, seco e a temperatura ambiente; a mesma deve ser ligada uma hora antes para que se tenha uma estabilização; antes de iniciar a pesagem deve-se verificar o nivelamento da balança,