compras
Atender a necessidade de materiais ou serviços, planejá-las quantitativamente e satisfaze-los nos momentos certos com as quantidades corretas, verificar se recebeu o que foi comprado e providenciar armazenamento. O ato de comprar inclui a determinação do que, de quanto e quando comprar, estudo dos fornecedores e verificação de sua capacidade técnica, relacionando-os para consulta, promoção de concorrência, para a seleção do fornecedor vencedor, fechamento do pedido, mediante autorização de fornecimento ou contrato, acompanhamento ativo durante o período que decorre entre o pedido e a entrega, encerramento do processo, após o recebimento do material, controle da qualidade e da quantidade. Podendo assim analisar com maior profundidade, a amplitude de uma compra, observe o organograma abaixo.
2. OBJETIVO DO SETOR DE COMPRAS
Obter um fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender aos programas de produção, coordenar este fluxo de maneira que seja aplicado um mínimo de investimento que afete a operacionalidade da empresa, comprar materiais e insumos aos menores preços possíveis, obedecer aos padrões de quantidade e qualidade, procurar sempre dentro de uma negociação justa e honesta as melhores condições para a empresa.
3. TIPOS DE COMPRAS
Compras locais esta compra pode ser exercida na iniciativa privada e no serviço público. A diferença fundamental entre tais atividades é a formalidade no serviço publico e a informalidade na iniciativa privada, muito embora com procedimentos praticamente idênticos.
Compras por importação envolvem a participação do administrador com especialidade em comércio exterior. Seus procedimentos encontram-se expostos a contínuas modificações de regulamentos como:
Processamento de fatura proforma, processamento junto ao Departamento de Comércio Exterior e dos documentos necessários a importação, compra de câmbio, para pagamento contra carta de crédito irrevogável,