Compras
Esse estudo visa demonstrar como funciona e quais os aspectos conceituais e técnicos que envolvem o departamento de compras e tudo que gira em torno dele, fundamentando de forma histórica e atual a estrutura de compras em uma organização. Quando se tratam da conquista novos fornecedores e o relacionamento com eles, aquisição de materiais, cotações de preços, o departamento de compras deve ter total controle, e é exatamente isso que iremos observar no decorrer do trabalho.
ABSTRACT
This study aims to demonstrate how it works and what the conceptual and technical aspects involving the purchasing department and everything that revolves around it, basing historical and current structure of shopping in an organization form. When dealing with new suppliers conquest and the relationship with them, acquisition of materials, price quotes, the purchasing department should have full control, and that is exactly what we observe in this work.
SUMÁRIO
1. Introdução 7
1.1. Cronologia 7
1.2. Conceito 8
2. Funções de Compras 8
2.1. Tipos de Compras 9
2.1.1. Compras para investimento 9
2.1.2. Compras para consumo 9 2.1.3. Compras Centralizadas e Descentralizadas 9
2.2. Requisitos 10
3. Objetivos 10
4. Integração entre os Setores 11
5. Fornecedores 11
CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
1. INTRODUÇÃO
Com a globalização, novas tecnologias surgindo voltadas para o ramo empresarial e o aumento da competitividade de mercado, o setor de compras se tornou parte essencial da organização.
Segundo DIAS, 2005, o objetivo da atividade de compras é a obtenção e coordenação do fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender aos programas de produção; comprar os materiais pelos melhores preços, não fugindo aos parâmetros qualitativos e quantitativos, além de procurar as melhores condições para a empresa.
Há algumas décadas, porém, esse não era o papel