Compras
4.1.1 Introdução e objetivos
Numa empresa, um segmento fundamental do departamento de materiais é a função de Compras. Sua finalidade é suprir as necessidades de materiais e serviços, em quantidades corretas, verificar o recebimento e armazenar.
Para que possa operar, qualquer atividade industrial precisa de equipamentos e matérias-primas. Antes de iniciar o processo, os materiais devem estar disponiveis e deve-se manter a continuidade do abastecimento ao longo do processo produtivo.
Em toda a empresa é necessário minimizar os custos de suprimentos, a fim de manter um bom volume de vendas e um preço cada vez mais competitivo em relação aos concorrentes.
Para que compras funcione bem e alcance os objetivos predeterminados, é necessária a previsão das necessidades de suprimentos. A informação dessas quantidades possibilita que o comprador efetue seu trabalho com rapidez e eficiência.
Com a alta competitividade de preços, bons resultados vem da melhor gestao de material, compras mais economicas e maior produtividade.
A necessidade de comprar bem sempre é enfatizada por empresarios, e existem alguns mandamentos para isso, como a verificação de preços, prazos para pagamento, quantidade e qualidade. Mas, talvez, o mais importante seja estar sempre bem relacionado com os fornecedores, cuja seleção tambem é um ponto-chave do processo. Ter um cadastro atualizado sobre produtos e condiçoes atualizado ajuda a evitar problemas maiores.
4.1.2 Organização de compras
As tres maiores responsabilidades de uma empresa sao as areas financeira, de produção e de vendas.
Quando uma empresa começa, o dono geralmente é quem a administra. Com o crescimento dela, precisam-se de alguns funcionarios para cada responsabilidade. Continuando o crescimento, o dono passa a tomar novas decisoes, e se torna dirigente da empresa. Até aí, as tres funçoes estão sendo subordinadas a ele, mas estao se tornando responsabilidades separadas, obedecendo a