O LAZER NA MATURIDADE
Aline Maria da Silva Rodrigues
Profª. Ana Carolina de Souza Silva
Faculdade Metropolitana de Blumenau – FAMEBLU
Bacharelado em Psicologia (PSI 23) – Psicologia do Desenvolvimento da Adolescência e Maturidade
04/07/13
APRESENTAÇÃO E IMPORTÂNCIA
O Presente trabalho tem como finalidade ressaltar a importância do lazer na maturidade, sendo um dos indicadores da vida social da população idosa e que tem sido objeto de análise em estudos diversos.
Além disso, o desenvolvimento de atividades tem se revelado em algumas investigações como variáveis da qualidade de vida, razão pela qual acrescentei neste estudo como um índice de lazer. Pude constatar, que os nossos idosos preferem “conversar com os amigos”, “ver televisão” e “passear”, e considerar isso como fonte de lazer, por se tratar de atividades compatíveis com as suas condições físicas, psicológicas e ambientais.
Escolhi o tema lazer, não só por hoje ser uma jovem e gostar disso, mas também por estar estagiando em um abrigo de idosos e constatar que lá, não há lazer para eles, achei então o momento propicio para ressaltar e discutir tal tema.
O lazer, além de contribuir para um melhor estado de espírito dos cidadãos, pode, no caso dos mais velhos, amenizar os efeitos decorrentes do processo de envelhecimento.
Contudo, os idosos parecem não atribuir ao lazer grande importância para as suas vidas, ou, por muitas vezes, o lazer é esquecido ou os próprios idosos deixados de lado ou realmente anulados das vidas de outros indivíduos, abandonando os e fazendo os com que se excluam e se isolem em seu próprio mundo.
Quando o lazer não é vivenciado, as causas prendem-se com a falta de condições ou oportunidades. Mas é através de atividades espontâneas e naturais que podemos perceber a relação entre o indivíduo e o lazer, bem como a influência deste na autorrealização e na melhoria da qualidade de vida.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O lazer é mundialmente assegurado como