compostos inorganicos
CONCEITOS
Compostos orgânicos -são as substâncias químicas que contêm na sua estrutura Carbono e Hidrogénio, a principal propriedade é a libertação de energia (ardem). Estes compostos têm aplicações extremamente variadas na sua aplicação industrial nomeadamente nos plásticos, petróleo, fibras, borracha, medicamentos, bioquímica, etc.
Petróleo (Hidrocarboneto) – na sua forma molecular apresenta somente o Carbono e Hidrogénio
Existem outros exemplos de compostos orgânicos que contem na sua estrutura 2 ou mais elementos como por exemplo:
C3H6O(acetona)
H 4C2O2(ácido acético vulgo vinagre)
Os tipos de moléculas orgânicas são:
As moléculas orgânicas artificias são substâncias que não existem na natureza e têm sido fabricadas pelo homem, como os plásticos. A maioria dos compostos orgânicos puros é produzida artificialmente.
As moléculas orgânicas naturais são as sintetizadas pelos seres vivos, denominadas biomoléculas, que são estudadas pela bioquímica.
Os compostos inorgânicos são a substância na qual os átomos de dois ou mais elementos são combinados. Alguns compostos são chamados de inorgânicos porque vêm de minerais e não de coisas vivas ou orgânicas.
Compostos que contêm carbono quase sempre são compostos orgânicos, mas excepções como o dióxido de carbono são inorgânicos.
Compostos inorgânicos contêm metais ou hidrogénio combinado com um não-metal ou um grupo de não metais.
Podem ser compostos iónicos (ex. NaCl) ou ainda covalentes (ex. silicatos), mas não é raro observar mais de um tipo de ligação em compostos inorgânicos. Os compostos de coordenação também pertencem a esta
categoria de compostos e formam ligações de coordenação que tem caráter iónico ou covalente.
Os compostos inorgânicos são constituintes químicos de uma célula, e são constituídos por água e sais minerais.
A água é a substância química mais abundante na natureza e nos seres vivos. Nos sais minerais as são