COMPOSTOS INORGÂNICOS
Os Solventes orgânicos são hidrocarbonetos e substâncias aparentadas. A maioria dos solventes orgânicos utilizados industrialmente é volátil. Normalmente os solventes são classificados pela família química a que pertencem:
Hidrocarbonetos aromáticos (exemplos: benzeno, tolueno e xileno);
Hidrocarbonetos alifáticos (exemplos: hexano, heptano e benzina);
Álcoois (exemplos: álcool metílico, álcool etílico e álcool propílico);
Cetonas (exemplos: acetona, metil etil cetona e metil isobutil cetona);
Ésteres (exemplos: acetato de etilo e acetato de butilo);
Éteres (exemplos: éter dibutílico, éter dimetílico e éter etílico);
Hidrocarbonetos halogenados (exemplos: cloreto de metileno, dicloreto de etileno, tetra cloro etileno, tetracloreto de carbono, tricloro etano e tricloro etileno);
Outros solventes orgânicos.
SOLVENTES INORGÂNICOS
Os Solventes Inorgânicos ou Compostos Inorgânico são substâncias na qual os átomos de dois ou mais elementos são combinados. Alguns compostos são chamados de inorgânicos porque vêm de minerais e não de coisas vivas ou orgânicas.
Compostos que contém carbono quase sempre são compostos orgânicos, mas exceções como o dióxido de carbono são inorgânicos.
Compostos inorgânicos contêm metais ou hidrogênio combinado com um não metal ou um grupo de não metais.
Os compostos inorgânicos são constituintes químicos de uma célula, e são constituídos basicamente por água e sais minerais.
3. APLICAÇÃO DOS SOLVENTES
Orgânicos
ALCANOS ou PARAFINAS: Da destilação do petróleo resultam misturas de parafinas, como éter do petróleo, a gasolina, o querosene, etc.
O metano e o etano fazem parte dos gases naturais que emanam de certos tipos de solo. O metano é encontrado em minas de carvão de pedra, onde forma, com o oxigênio do ar, uma mistura altamente explosiva, chamada gás grisu. Como se forma na putrefação anaeróbica da celulose, ocorre nos pântanos (gás dos pântanos), esgotos, intestinos de herbívoros, etc.