Compostos inorganicos
Eng. Ambiental
Sala:
Aluno:
Acidos:
Conceito de ácido de Arrhenius
A definição rpopota por arrhernius é ‘Acido é um composto que ,dissociado em água ,libera íons de hidrogênio ‘.
EX:
HCl + H2O → H++ Cl-
Os ions liberaos na solução são hidratados, e o ion h+ ,sendo somente um proóton ,é fortemnte hidratado e poderia ser representado como H3O+ chamado de Oxônio nomenclatura recomendada pela IUPAC .No fenômeno de ionização ,a água atua como reagente pois é fator determinante para a formação dos íons .
Hidrogênio ácido : Hidrogênio ácido é aquele ligado a um átomo mais eletronegativo do que ele, de maneira que o seu elétrons sofra um afastamento parcial.
Grau de ionização: Grau de ionização, se define como a relação entre o número de moléculas ionizadas e o número total de moléculas dissolvidas ,gerando assim uma equação na qual a (alfa) é o grau de ionização, e com essa equação conseguimos classificar os ácidos.
a = N° moléculas ionizadas / N° moléculas dissolvidas
a ▲ Força▲ Condutividade elétrica da solução▲ | | |
Força do ácido: HCl → H+ + Cl-
Se avaliarmos 100 moléculas de HCl em meio aquoso, temos que apenas 92 sofrem ionização, ou seja, o Grau de ionização é de 92 % , quanto maior o nível de ionização maior é sua força . Ácidos Fortes............................Moderados(semifortes)........................Fracos a ≥50% 5%< a 2NO
2NO + O2 --> 2NO2
2NO2 + H2O --> HNO2 + HNO3
2HNO2 + O2 -->2HNO3
Características:
Suas reações com compostos como os cianetos, carbetos, e pós metálicos podem ser explosivas.
Fortemente oxidante é incompatível com a maioria dos produtos orgânicos.