Gestão de custos
O tema central de aprendizado proposto na elaboração deste trabalho é o funcionamento do custeio de uma empreiteira. Associando a teoria da matéria ministrada em sala de aula ao ramo da construção civil. Na amplitude do conteúdo lecionado em Custos, tivemos instrução dos melhores e mais adequados métodos na formação de preço, as atitudes reguladoras de gastos e como aprimorar a exatidão nos lucros desejados.
Custo
É um bem ou serviço que se utiliza na produção de outro bem ou serviço.
Despesa
É tudo aquilo utilizado para gerar uma receita. É necessário ver o perfil de uma empresa, o que é custo numa empresa pode ser despesa na outra.
Custo Direto
São todos os gastos que estão diretamente relacionados com a produção do produto.
Custo Indireto
São todos os gastos que não estão diretamente relacionados com a produção do produto.
Custos Fixos
São os custos que permanecem constantes dentro de determinada quantidade instalada e independem do volume a ser produzido.
Custos Variáveis
Mantêm uma relação direta com o volume de produção ou serviço são classificados como progressivos, cuja variação ocorre em proporções maiores que os volumes produzidos; constante, cuja variação ocorre nas mesmas proporções que os volumes produzidos; e os regressivos, cuja variação ocorre em proporções menores que os volumes produzidos.
Custos de Fabricação
Os custos de Fabricação são todos os custos de produção não facilmente e/ou não “economicamente” associáveis a determinado(s) produto(s).
Custos Gerenciais
Tem por objetivos a identificação, a coleta, o processamento, o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos.
Gerenciamento de Custos
Exige um enfoque externo à empresa, definindo este enfoque como a cadeia de valor. Nesta definição, a cadeia de valor de uma empresa em qualquer setor é o conjunto de atividades criadoras de valor, desde as fontes de matéria-prima básica, passando pelos fornecedores de componentes intermediários, até o