Compostos Inorganicos
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Compostos Inorganicos
Niterói – RJ
Ano 2013
1
Sumário
Resumo
3
Introdução
4
Ácidos
5
Bases
6
Sais
6
Óxidos
7
Conclusão
7
Bibliografia
8
2
Resumo
Os compostos inorgânicos são aqueles formados por átomos ou moléculas de pelo menos dois elementos diferentes, e que não apresentam átomos de carbono em cadeias ligados a átomos de hidrogênio. Assim, o CO2,
H2CO3 ou outros compostos carbonados, são inorgânicos por não possuírem cadeia carbônica estruturada.
A maioria dos compostos é classificada como sal, ácido, base ou óxido.
Palavras chave: Compostos, Inorgânicos, Átomos.
3
Introdução
Os compostos inorgânicos são uma das duas classificações possíveis a dar aos compostos existentes na natureza (a outra classificação é serem compostos orgânicos). O número total de compostos inorgânicos conhecidos é de cerca de 40 000.
Embora não sejam muito diferentes dos compostos orgânicos, os compostos inorgânicos têm ligeiras diferenças na composição das suas moléculas. Os átomos que entram na sua constituição podem até ser os mesmos que entram na constituição dos compostos orgânicos, mas a maneira como se dispõem é que marca a diferença.
Sendo assim, as moléculas inorgânicas são aquelas que não possuem estruturas baseadas em cadeias de carbono nem ligações carbono-hidrogênio, estruturas estas que são muito simples.
Geralmente, são constituídos por ametais (ou hidrogênio) ligados a átomos metálicos e são subdivididos em iônicos, covalentes e de coordenação.
A principal diferença está entre os iônicos e covalentes: se a diferença de eletronegatividade entre os átomos ligados for muito alta (acima de 1,7 eV) o composto será iônico. Caso contrário, covalente. Entretanto, não é raro observar compostos que apresentam as duas características.
A maioria dos compostos é classificada como sal, ácido,