Compostos de Carbono
Os hidrocarbonetos são compostos formados por carbono e hidrogénio. O carbono é principalmente conhecido por se combinar com outros elementos, que desta forma asseguram a vida na Terra e é também o 14º elemento químico mais abundante.
As suas caracteristicas são bastante particulares, pois forma um grande número de compostos.
Composto de Carbono Simples:
Alcanos – Os alcanos (também conhecidos como parafinas) são formados só por ligações simples e são pouco reativas, sendo as duas reações mais relevante a combustão e a halogenação. Os alcanos têm como terminação –ano. O alcano mais simples é o metano. Alcenos – Os alcenos (também conhecidos como olefinas) são formados pelo menos por uma ligação dupla. Os alcenos têm como terminação –eno. O alceno mais simples é o eteno. Alcinos – Os alcinos (também conhecidos como acetilenos) são formados pelo menos por uma ligação tripla. Os alcinos têm como terminação –ino. O alcino mais simples é o etino.
Compostos de Carbono Complexos:
Álcoois – O álcool é caracterizado pelo seu cheiro e é incolor e extremamente inflamável. Pertence ao grupo dos hidroxilos. Está nomeadamente presente nas bebidas álcoolicas.
Cetonas – A acetona é um liquido inflamável, incolor e de grande interesse comercial por ser um bom solvente. A acetona ou propanona pertence a um grupo designado por cetonas. Pertence ao grupo dos carbonilos.
Aldeídos – Como as cetonas, pertence ao grupo dos carbonilos, porém representa-se no extremo da cadeia.
Ácidos carboxílicos - O ácido acético ou ácido etanóico é um composto de carbono bastante importante. É produzido em grandes quantidades para ser utilizado na obtenção de outros compostos. É o principal constituinte do vinagre. Pertence ao grupo dos carboxilos