Import ncia dos compostos de carbono
C O M P O S TO S D E C A R B O N O .
A química orgânica é um ramo da química que estuda a estrutura, as propriedades, a composição, as reações, e a síntese de compostos orgânicos.
Os compostos ou moléculas orgânicas são as substâncias químicas que contêm na sua estrutura Carbono e Hidrogénio, e muitas vezes com oxigénio, azoto, enxofre, fósforo, halogénios e outros. Não são moléculas orgânicas os carbonatos, bicarbonatos, cianetos, óxidos de carbono.
As moléculas orgânicas podem
ser:
Moléculas orgânicas naturais: São as sintetizadas pelos seres vivos, denominadas biomoléculas, que são estudadas pela bioquímica.
Moléculas orgânicas artificiais: São substâncias que não existem na natureza e têm sido fabricadas pelo homem, como os plásticos. A maioria dos compostos orgânicos puros são produzidos artificialmente. A linha que divide as moléculas orgânicas das inorgânicas tem originado polémicas e historicamente tem sido arbitrária, porém, geralmente os compostos orgânicos apresentam o carbono ligado ao hidrogénio, e os compostos inorgânicos não. Portanto, todas as moléculas orgânicas contêm carbono, porém nem todas as moléculas que tem carbono, são moléculas orgânicas. .
Carbono
As características do carbono são muito particulares, já que ele forma um enorme número de compostos, a maior parte dos quais constituem o grupo das substâncias orgânicas, ou seja, as substâncias que contém principalmente carbono, hidrogénio, nitrogénio e oxigénio. Conhece-se milhões de compostos orgânicos. O carbono também forma uma outra série, muito menos numerosa, cujos compostos são classificados como compostos inorgânicos. Quimicamente o carbono é uma substância inerte.
Exemplos de compostos orgânicos:
Definição de química orgânica:
1- Como são constituídos os compostos de carbono? 2- Quais são as fontes naturais dos compostos orgânicos? 3- O que são as famílias dos compostos organicos? 4- Que tipo de hidrocarbonetos existem? 5- Indica três